domingo, outubro 02, 2005

É como um sonho. Eu fecho os meus olhos e....

Hoje eu assisti ao "Mar Adentro", um belo filme. A forte ligação do protagonista com o mar me fez lembrar de uma pessoa... Kati.

Kati é uma menina de uns 9 anos, que trabalha em Cusco (Peru) vendendo doces, balas e cigarros. Filha de mãe solteira, Kati leva uma vida não muito fácil. Quando não está trabalhando Kati ou está estudando ou ajudando sua mãe, em casa.

Eu comprei uma pipoca dela e comecei a jogar conversa fora com ela, afinal de contas você só pode dizer que conhece um país quando tiver conhecido o seu povo. Eu ainda não fazia idéia que essa menina se tratava de uma das pessoas mais interessantes e fantásticas que eu já conheci.

Havia algo de belo e triste na maturidade dessa garota. Era impressionante a visão de vida dela, devo confessar que fiquei encantado e chocado. Passei horas conversando com ela, e eventualmente acabei dividindo um belo lanche com ela.

Falamos sobre os mais diversos temas, mas um em especial despertou a curiosidade dela: As minhas viagens. Ela ficou encantada ao saber que eu estava em Cusco a trabalho naquela ocasião, trazendo turistas. Deve ter parecido surreal para ela, viajar como trabalho. Ela me contou que o seu grande sonho era conhecer o mundo. Em toda a sua vida ela jamais tinha deixado a cidade de Cusco. Aqueles eram os limites da sua existência. Era estranho, mas me senti profundamente culpado por aquilo tudo. Pareceu-me absurdamente injusto que uma pessoa tão melhor do que eu não tivesse tido as mesmas oportunidades.

Então eu lhe perguntei o que ela mais queria conhecer. Ela respondeu sem pensar duas vezes: "O Oceano". Eu perguntei como ela imaginava o oceano... Ela fechou os olhos e me deu a mais bela definição que eu já ouvi sobre o oceano:

"É como um sonho. Eu fecho os olhos e é tudo preto, mas ao invés de preto eu imagino azul. Azul para todos os lados. É o céu e a água juntas. Azul, até onde a vista vai..."

Acreditem ou não, essa definição foi feita por uma menina de 9 anos que nunca viu o mar.

Kati,
Eu desejo, que você um dia veja o mar. E que ele seja tão belo quanto em seus sonhos.

4 Comments:

Blogger Stella said...

Há meses atrás, resolvi entrar no seu blog p/tentar ler os seus escritos. Meu monitor não colabora muito, com o fundo escuro e as letras cinzas aqui tudo fica bem complicado de se ler. Hoje, então, tive a FANTÁSTICA idéia de ir "grifando" os textos com o mouse... E foi assim que li este post e me emocionei com a história da Kati, como me emocionava vendo as suas fotos e lendo as suas histórias da sua primeira ida a Macchu Picchu via MSN.
É, Leandro... Você tem "as manhas". Espero que você permaneça assim, verdadeiramente passionalm durante toda a sua existência. A vida é apaixonante. As pequenas coisas são apaixonantes.
Kati é merecedora de muitas coisas mais do que o oceano. O mundo é dela. O que eu desejo é que ela conheça o lado bom dele, sempre.
Beijos...

1:12 PM, outubro 26, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Menino adorei essa história. Sonho de menina. Deu vontade de conhecer.
Beijos...

1:53 AM, fevereiro 29, 2008  
Blogger josette lassance said...

blog para mim é assim, ou emociona, ou simplesmente não emociona, entretanto, o seu é contagiante.Adoro pessoas sensíveis. josette lassance

2:02 AM, dezembro 22, 2009  
Blogger La Maya said...

Você me fez chorar, Leandro... Vi Kati pelos seus olhos. Vi o mar pelos olhos de Kati. Fechei os olhos e tudo ficou preto, mas então eu vi tanta sensibilidade e tanta beleza... Tão, tão especial... Kati e sua descrição do mar... você... e quando fecho os olhos e te imagino, em vez do preto eu imagino o mar dos seus olhos castanho-esverdeados... e o seu sorriso tão especial... e tudo o que te preenche por dentro, alma, coração, seu jeito de ver a vida e de transcrevê-la através dos seus textos e fotografias... tudo tão, tão especial... Realmente não tinha como eu não me apaixonar por você... estava escrito... E eu raramente me engano sobre alguém que acabo de conhecer, ainda que por intermédio de uma tela. Eu estava certa quando escrevi dizendo sobre sua alma linda... sobre o coração lindo que você carrega aí dentro... não sei explicar como, mas eu já sabia. É por tudo isso que eu continuo completamente apaixonada, mesmo depois de passados cinco anos. Que bom que você estava no meu caminho, ainda que num caminho virtual... Eu também peço muito para que esta vida não lhe seja tão dura ao ponto de lhe roubar essa beleza, essa sensibilidade linda. Que Kati possa um dia ver o mar que ela tanto sonha. Que eu não perca os teus rastros, como tanto pedi ao Universo, com lágrimas nos olhos. Que você conquiste tudo o que tanto merece, e que seja feliz... seja feliz... seja feliz...

10:30 PM, setembro 29, 2017  

Postar um comentário

<< Home