terça-feira, agosto 30, 2005

A verdadeira medida das relações humanas

A vida é, em suma, uma série de encontros e desencontros. Tais encontros e desencontros desesperam muitas pessoas, por se tratarem de uma realidade dura que quase sempre foge o nosso controle. Mas na realidade ai está a beleza de nossa existência.

Nossa história é composta de várias outras histórias. Já se dizia que nenhum homem é uma ilha.

E como podemos avaliar o impacto que essas pessoas que partiram tiveram em nossas vidas? Será por meio da memória que guardamos delas? Definitivamente não. Nossa mente é altamente oportunista. Nossas lembranças são muito mais um reflexo do que somos do que de nosso passado. Lembramos das coisas como queremos e não como elas foram.

Ora, então como saber se uma pessoa foi ou não importante para você? Simples, é só perceber o quanto dessa pessoa você carrega com você. Aquele filme que você odiava mas passou a gostar, aquela música que você até hoje escuta sem nem lembrar o motivo, a forma de sorrir usando o canto da boca que virou marca registrada sua e que só começou a existir por razão do gosto do outro, caso você tenha se tornado mais persistente por causa desta pessoa, ou mais cheio de preguiça, quem sabe o seu estilo de humor tenha se alterado para sempre, se você se irrita com algo que na verdade irritava essa outra pessoa...

Pouco importa se você gosta ou não, se esqueceu ou se não parou de pensar nela por um segundo. Se você assimilou algo dessa pessoa, então ela lhe foi importante. E se isso aconteceu então, de certa forma, vocês nunca se despediram.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

gostei demais daqui, prometo voltar ;)

5:41 PM, setembro 01, 2005  
Anonymous Anônimo said...

ops. eu naum tinha terminado. Aquela frase alí em cima é sua?

5:43 PM, setembro 01, 2005  
Blogger B. said...

Lindo, lindo esse post. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso. Qtas pessoas me foram importantes e eu só percebi agora!
Bjo!

10:39 PM, setembro 04, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Nossa amiguinho... que texto mais bacana, hein? Poxa.. levou-me a refletir que talvez eu não seja "eu" mesma... e sim um conjunto de assimilações das características de pessoas que foram e são, de certa forma - boa ou ruim, importantes para mim...
É.. cada dia fico mais longe do "conhece-te a si mesmo"... ou quem sabe não...rs

bem, não disse que compensa investir em vc? $$$$
bjin, Cyntia

1:19 AM, setembro 06, 2005  
Anonymous Anônimo said...

melhor texto q ja li por aqui

9:29 AM, janeiro 15, 2007  
Blogger La Maya said...

Nunca tinha olhado relações humanas dessa perspectiva... é verdade... quanta coisa a gente carrega do outro e por tantas vezes nem se dá conta? Aquele diretor de cinema de Hong Kong que de repente você passou a admirar tanto... artistas incríveis que você adquiriu o hábito de ouvir porque o outro ouvia tanto... aquele jeitinho de sorrir só com um canto da boca que você acha tão, mas tão charmoso que até mesmo já tentou incorporar ao seu próprio jeito mas nem deu tão certo assim... escritores incríveis que você passou a ler e a admirar porque o outro lia... e quando tudo isso acontece e você sequer chegou a conhecer de fato, pessoalmente, aquela pessoa? Tudo tão complexo... às vezes a gente tem a sensação de que não passa de um estúpido erro de coordenada... se isso torna a vida mais bela? Não sei... mas certamente a torna mais intrigante, curiosa, interessante... E tudo isso me lembrou uma música linda, linda de Chico:

"Eu Te Amo"
Chico Buarque

Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios inda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás se fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir...

11:40 PM, outubro 02, 2017  

Postar um comentário

<< Home