domingo, outubro 23, 2005

Fucking Great Movie


Assisti ao filme "Beleza Americana" pela décima vez. Putz eu adoro aquele filme. Está na minha lista de "Fucking Great Movies" (FGM).

O que o "Beleza Americana" tem de tão bom? Bem, são muitas coisas. Vou citar 3 razões para não deixar de ver esse filme:

Primeiro: tem um clímax final que sozinho já faz o filme ser digno de figurar na FGM. E é fantástica a forma como ele faz isso. Já sabemos o que vai acontecer, só não sabemos como e quando.

Segundo: sou apaixonado pela visão de beleza que o filme dá. Já fui chamado de esquisito por achar cemitérios, enterros, poças d'água, montes de folhas (e coisas do tipo) belos. Somos condicionados a enxergar beleza apenas no óbvio: jardins, lindas pessoas, sorrisos, etc... É interessante um filme que fale sobre uma vida "escondida por trás de cada pequena coisa" e o faça de maneira tão genial.

Terceiro: não é todo dia que se encontra um roteiro, uma direção e interpretações que sejam tão sinceras e humanas com os personagens da trama. Não sei se vou ser capaz de explicar bem essa idéia, mas o filme tem um ar "quixotesco". Todos os personagens são melhores e mais humanos do que eles aparentam no começo do filme. Seja o maluco com olhar psico, o deprimente homem comum sofrendo uma crise de meia idade, a filha aborrecente, a amiguinha mimada que se acha, a esposa boçal, o pai exageradamente severo, etc... Todos esses personagens escondem muito, e todos são simplesmente pessoas. Não são nem bons e nem ruins, são humanos. É raro um filme que não faça julgamentos, e é isso que eu amo em "Beleza Americana". Existe redenção para cada um deles, de uma forma ou de outra.

1 Comments:

Blogger La Maya said...

Ahhhhh que texto foda pra um dos meus grandes filmes favoritos!!! Uma vez me forçaram a fazer uma lista dos meus top 10, haha, e ele estava lá, entre os primeiros. Acredito que se eu tivesse que desempenhar essa tarefa cruel novamente, ele estaria lá outra vez. Esse filme é maravilhoso de tantas maneiras que eu não sei nem comentar! Muito especial!

"Sometimes there's so much beauty in the world, I feel like I can't take it, and my heart is just going to cave in."

There's always so much beauty in the world...

3:04 PM, setembro 29, 2017  

Postar um comentário

<< Home