sexta-feira, janeiro 27, 2006

Os Pergaminhos

Os textos do Woody Allen são geniais demais. Essa daqui trata da ambiguidade moral presente na passagem Bíblica em que Deus pede a Abraão que sacrifique o seu filho. Eu acho que a história de Woody Allen tem uma lição de moral mais valiosa do que a de Deus...

Woody Allen em Sem Plumas - Capítulo: Os Pergaminhos.

Dois... E Abraão acordou de madrugada e disse a seu filho único, Isaac: "Tive um sonho no qual a voz do Senhor ordenava-me a sacrificar meu filho. Portanto, vista as calças e vamos". E Isaac perguntou tremendo: "E o que você disse quando Ele teve essa idéia?".

"E o que eu poderia dizer?", respondeu Abraão. "Imagine a minha situação: de cuecas, às duas da matina, falando com o Criador do Universo! Devia discutir?"

"Bem, pelo menos Ele explicou para que queria o meu sacrifício?"

"Os fiéis não fazem perguntas. E agora vamos, porque tenho um dia cheio amanhã".

E Sara, que ouvira o plano de Abraão, ficou nervosa e disse: "Como sabes que era o Senhor, e não, digamos, teu amigo que adora brincadeiras de mau gosto? O Senhor detesta essas brincadeiras e acha que quem as pratica deve ser atirado às feras, mesmo que elas já tenham almoçado".

E Abraão respoundeu: "Porque eu sabia que era o Senhor. Era uma voz profunda, ressonante, bem modulada, e ninguém no deserto consegue colocá-la tão bem quanto Ele".

E Sara perguntou: "Estás disposto a cumprir esta ordem absurda?" E Abraão respondeu: "Francamente sim, porque questionar a vontade do Senhor é uma das piores coisas que uma pessoa pode fazer, principalmente na atual conjuntura".

E assim Abraão levou Isaac a um determinado lugar e preparou-se para sacrificá-lo. Mas, no último minuto, o Senhor paralisou a mão de Abraão e disse: "Ias mesmo fazer esta asneira?"

E Abraão gaguejou: "Mas o Senhor..."

"Não importa o que eu disse, pô", rugiu o Senhor. "Sais levando a sério todas as idéias de jerico que lhe dão?"

Claro que Abraão ficou envergonhado: "Bem, para dizer a verdade..."

"Sugeri de brincadeira que sacrificasses Isaac e, imediatamente, achaste que era boa idéia."

E Abraão caiu de joelhos: "Estas vendo? Nunca sei quando estais brincando!"

E o Senhor fulminou-o: "Que falta de senso de humor. És uma besta!"

"Mas isso não prova o meu amor por Vós?"

"Não. Prova apenas que alguns idiotas seguirão qualquer idéia imbecil, desde que venha de uma voz ressonante e bem modulada".

E assim o Senhor disse a Abraão que ele estava dispensado e mandou-o passar no caixa no dia seguinte.

2 Comments:

Blogger Alexis Peixoto said...

Como disse Bob Dylan, em "Highway 61 Revisited":
God said to Abraham, "Kill me a son"
Abe says, "Man, you must be puttin' me on"
God say, "No." Abe say, "What?"
God say, "You can do what you want Abe, but
The next time you see me comin' you better run"
Well Abe says, "Where do you want this killin' done?"
God says, "Out on Highway 61."

legal seu blog. dá uma passada no meu,
www.altazorblog.blogspot.com

ate mais

12:14 PM, fevereiro 17, 2006  
Anonymous Anônimo said...

heheh tirei proveito da leitura :P Bom resto de semana!!!

4:02 PM, março 07, 2006  

Postar um comentário

<< Home