Hoje eu assisti ao "Mar Adentro", um belo filme. A forte ligação do protagonista com o mar me fez lembrar de uma pessoa... Kati.
Kati é uma menina de uns 9 anos, que trabalha em Cusco (Peru) vendendo doces, balas e cigarros. Filha de mãe solteira, Kati leva uma vida não muito fácil. Quando não está trabalhando Kati ou está estudando ou ajudando sua mãe, em casa.
Eu comprei uma pipoca dela e comecei a jogar conversa fora com ela, afinal de contas você só pode dizer que conhece um país quando tiver conhecido o seu povo. Eu ainda não fazia idéia que essa menina se tratava de uma das pessoas mais interessantes e fantásticas que eu já conheci.
Havia algo de belo e triste na maturidade dessa garota. Era impressionante a visão de vida dela, devo confessar que fiquei encantado e chocado. Passei horas conversando com ela, e eventualmente acabei dividindo um belo lanche com ela.
Falamos sobre os mais diversos temas, mas um em especial despertou a curiosidade dela: As minhas viagens. Ela ficou encantada ao saber que eu estava em Cusco a trabalho naquela ocasião, trazendo turistas. Deve ter parecido surreal para ela, viajar como trabalho. Ela me contou que o seu grande sonho era conhecer o mundo. Em toda a sua vida ela jamais tinha deixado a cidade de Cusco. Aqueles eram os limites da sua existência. Era estranho, mas me senti profundamente culpado por aquilo tudo. Pareceu-me absurdamente injusto que uma pessoa tão melhor do que eu não tivesse tido as mesmas oportunidades.
Então eu lhe perguntei o que ela mais queria conhecer. Ela respondeu sem pensar duas vezes: "O Oceano". Eu perguntei como ela imaginava o oceano... Ela fechou os olhos e me deu a mais bela definição que eu já ouvi sobre o oceano:
"É como um sonho. Eu fecho os olhos e é tudo preto, mas ao invés de preto eu imagino azul. Azul para todos os lados. É o céu e a água juntas. Azul, até onde a vista vai..."
Acreditem ou não, essa definição foi feita por uma menina de 9 anos que nunca viu o mar.
Kati,
Eu desejo, que você um dia veja o mar. E que ele seja tão belo quanto em seus sonhos.